Portugal 2-0 Turquia
Portugal entrou a vencer no Euro 2008! A história favorável da Selecção Nacional frente à Turquia repetiu-se e já estão conquistados os primeiros três pontos que dão a liderança no Grupo A. Em terra de emigrantes portugueses, Pepe provou que esta é mesmo a equipa de todos nós. Esqueçam-se as origens. O que importa é o sentimento por uma nação!
Uma primeira parte inteligente de Portugal! Enorme segurança na defesa, com Pepe em evidência e Ricardo Carvalho a não ter uma única falha. Um meio-campo onde se destacou a entrega de Petit e a irreverência de Deco. Com todos os olhos colados em Cristiano Ronaldo, o luso-brasileiro e Simão tiveram liberdade para desequilibrar e foram os protagonistas das jogadas ofensivas da Selecção Nacional.
Aos 17 minutos Simão marcou canto e Pepe, de cabeça, colocou a bola no fundo da baliza turca. O central do Real Madrid fez a festa. O banco de Portugal também, mas não valeu. Pepe estava em fora-de-jogo e o lance foi invalidado.
Uma boa movimentação como exemplo da superioridade de um Portugal «muito certinho» a defender e «atinadinho» nas saídas para o ataque foi aquilo que se assistiu na primeira parte.
Aos 37 minutos Portugal esteve novamente perto de marcar e com o protagonista que todos temem: Cristiano Ronaldo. O camisola 7 marcou um livre, na esquerda, a bola ainda foi tocada por Volkan e bateu no poste esquerdo do guardião turco.
O nulo ao intervalo aceitava-se, mas todos foram para o descanso com a certeza de que este Portugal é superior à Turquia.
Pepe mergulhou no banho turco
No segundo tempo as duas equipas entraram mais atrevidas e mais determinadas no ataque. Aos 51 minutos Simão sofreu uma falta de Zan, o árbitro deu a lei da vantagem, e Nuno Gomes, de pé direito, atirou ao poste.
Duas bolas no poste e um golo anulado. Era esse o balanço de Portugal até aos 61 minutos altura em que Pepe qual Moisés mergulhou no banho turco, abriu as águas e conduziu toda a nação portuguesa pelo caminho rumo à glória.
Um fantástico trabalho do brasileiro que recentemente se tornou português. Recuperou a bola a meio-campo, passou para Cristiano Ronaldo, este devolveu-lhe o esférico, Pepe caminhou até ao ataque, fez tabela com Nuno Gomes e rematou para o fundo da baliza (61m). 1-0 para Portugal festejado efusivamente pelo central do Real Madrid, que não se cansou de bater no peito como mostra de que o pequeno país que está na caudal da Europa também lhe pertence.
A vantagem lusa poderia ter sido ampliada pouco depois, mas o cruzamento de Cristiano Ronaldo terminou com um remate à trave de Nuno Gomes (65m).
O camisola 21 saiu pouco depois e Scolari fez entrar Nani. É este o plano B do seleccionador nacional neste Europeu: Cristiano Ronaldo como ponta-de-lança, a ser servido por Simão e Nani, nas alas, e Deco no meio.
A Turquia encolheu-se perante Portugal e foram poucas as vezes que chegou com perigo à baliza de Ricardo. Percebeu-se que estava mais apostada na resposta aos ataques lusos do que em assumir o jogo e quando se viu em desvantagem não teve argumentos para alterar a situação.
A Selecção Nacional terminou com Raul Meireles no meio-campo (saiu Simão) e Fernando Meira (saiu Deco). Scolari baixou as linhas com enorme pragmatismo pois para a história ficariam os três pontos conquistados neste arranque do Euro 2008. Nada mais importa. Desta vez ninguém se lembrou da Grécia e quando todos esperavam pelo apito final Cristiano Ronaldo correu com a bola pela esquerda, deu para João Moutinho que na área tocou para Raul Meireles fazer o 2-0 final. Só depois se ouviu o sinal da confirmação do triunfo lusitano.
em: maiseuro2008.iol.pt
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home