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sábado, fevereiro 10, 2007

Marca Ronaldo no 'top 5' da galáxia dos jogadores


A história de Cristiano Ronaldo está marcada por uma progressão constante e quase ininterrupta do seu valor futebolístico e, agora, comercial. Mas se a marca Cristiano Ronaldo já é praticamente global - como se percebeu pela orgulhosa exibição da sua camisola por José Sócrates na China - , existem riscos que ameaçam o seu crescimento.

Em Março de 2006, Ronaldo surgiu no 14.º lugar de uma lista realizada pela consultora BBDO sobre os jogadores com a marca mais valiosa do mundo em termos comerciais. O seu valor foi calculado, então, nos 26,8 milhões de euros. No topo dessa listagem encontravam-se Ronaldinho e os ingleses David Beckham e Wayne Rooney, todos acima dos 40 milhões. De acordo com o que disseram os autores do estudo ao DN, "o valor da marca Cristiano Ronaldo está muito acima dos números do ano passado e está a crescer todos os dias. Neste momento, deverá estar claramente entre os cinco mais valiosos". Ou seja, perto dos 50 milhões de euros.Esta avaliação baseia-se nos contactos estabelecidos com centenas das maiores empresas mundiais e tem como principais critérios os sentimentos que cada jogador inspira nas pessoas. Os gestores da sua carreira têm recusado numerosas propostas de empresas para contar com o jogador português como imagem da sua marca. A ideia é definir uma "estratégia de excelência" que mantenha Ronaldo associado apenas a três ou quatro marcas mundiais, reduzindo a sua exposição mas aumentando a sua noto- riedade. Um processo que já se encontra em fase de negociações concretas e que terá um desfecho em breve.

Este caminho não está, contudo, livre de perigos. Para Ana Matias, especialista em marketing desportivo, "o Cristiano Ronaldo já é uma marca, mas ainda não tem uma imagem de marca. Ele começou a ser uma marca a partir do momento que tirou a camisola da selecção para festejar um golo no Euro 2004". No entanto, desde esse dia "a sua imagem ficou estragada por alguns episódios que deram a ideia de algum deslumbramento com a fama". Segundo esta antiga consultora de futebolistas e clubes, "a sua imagem evoluiu ao sabor dos acontecimento, sem estratégia". Agora, "é importante escolher bem os valores associados à imagem do Ronaldo e as marcas virão atrás desses valores". Uma perspectiva que confirma a opção do BES, a primeira entidade que procurou colar a sua imagem à do jogador português, caracterizado na altura - Setembro de 2003 - por valores ligados à juventude, ambição e emoção. Entretanto, Cristiano Ronaldo assinou contratos com a Nike, Coca- -Cola, Pepe Jeans e a YDreams. Na caso da empresa de software, o jogador do Manchester United dá o nome a um jogo para telemóveis. "Apercebemo- -nos que ele é um ícone do futebol no mundo inteiro", em particular na Europa e Ásia, sublinha Eduardo Dias, director da YDreams.
Poderá Cristiano Ronaldo ultrapassar a dimensão que atingiu a marca Figo? Para Ana Matias, "com a estratégia certa, pode, porque o Cristiano é mais espontâneo e cria maior proximidade com o típico adepto de futebol". Neste momento, o nome do recente capitão da selecção é o mais impresso nas camisolas das quinas, é o mais requisitado à Federação Portuguesa de Futebol e é também o maior alvo da contrafacção de equipamentos. O que traduz o peso do jogador mais internacional (44 jogos) e com mais golos (15) marcados na história da selecção, aos 22 anos.

em: dn.sapo.pt
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